TV PIBCI

Artigos / Questão de Saúde


Nutrição na Gestação

Por Jayme Neves

 

 

Cuidados com os Alimentos

 

Aqui estão alguns passos simples que você deve seguir para manter sua saúde e a de seu bebê:

 

1.     Lave as mãos com água morna e sabão, antes e depois de manusear alimentos, após usar o banheiro, trocar fraldas ou manusear animais de estimação.

 

2.     Lave frutas e vegetais crus sob água corrente e depois deixe em um recipiente com água filtrada e um pouco (2 colheres de sopa) de suco de limão ou 1 colher de sopa de vinagre.

 

 

3.     Separe as carnes, as aves e os frutos do mar crus dos alimentos que já estão prontos para o consumo.

 

4.     Cozinhe os alimentos adequadamente, Utilize um termômetro para medir a temperatura dos alimentos que devem ficar entre 40°C e 60°C.

 

5.     Mantenha a temperatura de sua geladeira entre 4°C e 8° e de seu congelador, entre 0°C e -18°C.

 

Quanto posso ganhar de peso?

 

A gestante precisa de cerca de 300 calorias extras por dia! Essas calorias devem vir de alimentos nutritivos que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Seu bebê cresce rápido, especialmente na última fase da gestação (3º trimestre).

 

- 2,75 kg de músculos e gordura – A gestante desenvolve mais músculos e gordura para ajudar seu corpo durante a gravidez.

 

- 1,10 kg de mama – As mamas aumentam de tamanho para preparar a produção do alimento do bebê.

 

- 0,90 kg de líquido amniótico – O líquido em que o bebê flutua e cresce.

 

- 3,40 kg de feto – Peso médio do bebê.

 

- 1,50 kg extra de sangue e fluídos – Enquanto estiver grávida, o corpo da mulher produzirá mais sangue para garantir a oferta de mais nutrientes e oxigênio para o bebê.

 

- 1,10 kg de útero – O útero aumenta cerca de 20 vezes para assegurar o crescimento do bebê.

 

- 0,70 kg de placenta – Este órgão é formado durante a gravidez para ajudar a passagem de nutrientes da mãe para o bebê. Resíduos formados pelo bebê passam para a mãe através da placenta.

 

 

Oito alimentos que podem ajudar durante a gravidez.

 

- Espinafre – Vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas e nutrientes importantes, como vitamina A, C e K, bem como em ácido fólico. Eles também ajudam na saúde dos olhos.

 

- Feijões – Branco, preto e tradicional e lentilhas contêm mais fibras em relação a outros vegetais. As fibras podem ajudar a prevenir problemas digestivos como prisão de ventre. Além disso, também são boas fontes de ferro, ácido fólico, cálcio e zinco.

 

- Salmão – Rico em proteínas de altíssima qualidade e também uma excelente fonte de gordura ômega 3, que é um nutriente muito bom para o desenvolvimento do bebê (principalmente do cérebro).

 

- Ovos – Além de mais de 12 vitaminas, minerais e proteínas, os ovos contêm colina, que ajuda na saúde do bebê (cérebro) e diminui o risco de defeitos no tubo neural, juntamente com o ácido fólico. Evite ingeri-los crus.

 

- Pão – Alimento rico em amido, é fonte importante de vitaminas e fibras e fonte generosa e necessária de calorias. Inclui-se aqui também as batatas e cereais, como arroz e massas (o ideal é que sejam integrais). Esses alimentos devem compor a maior parte de cada refeição (o excesso deve ser evitado para não levar ao ganho de peso exagerado).

 

- Leite – Alimentos lácteos como leite, queijos e iogurtes são importantes durante a gestação, pois são fontes de cálcio e outros nutrientes que o bebê precisa. Deve-se ingerir duas a três porções por dia.

 

- Azeite de oliva – Óleos e gorduras, amido e proteínas contribuem significativamente com as calorias recomendadas diariamente. As mulheres grávidas  precisam, em média, de 300 calorias extras diárias em alimentos de boa qualidade (uma ou mais porções de alimentos básicos).

 

- Frango – Os especialistas recomendam entre 75 a 100 gramas de proteína por dia. As proteínas afetam positivamente o crescimento dos tecidos fetais, incluindo o cérebro. Elas ajudam no crescimento do tecido mamário e do útero durante a gravidez e auxiliam também no aumento do transporte de sangue aos tecidos (outras fontes de proteína animal, como carne vermelha magra, são prioritárias em relação às carnes brancas por conterem ferro).

 

Adaptado

 

 

 

Jayme Neves Filho é médico ginecologista obstetra

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web