TV PIBCI

Artigos / Questão de Saúde


Microcefalia – Zika Virus

Por Jayme Neves

 

 

O Ministério da Saúde do Brasil, recentemente decretou estado de atenção em alguns estados de nordeste, devido ao aumento assustador de casos de microcefalia. Para se ter uma idéia, a ocorrência era de 30 casos por ano; este ano já foram diagnosticados aproximadamente 400 casos.

 

Mas afinal, o que é microcefalia? Microcefalia é um quadro em que bebês nascem com um cérebro menor que o esperado, ou seja, o perímetro cefálico menor ou igual a 33 cm para bebês a termo, e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos.

 

As causas exatas do surto no Brasil estão sendo investigadas, mas o principal suspeito é o ZIKA VÍRUS, de origem africana e primo do vírus da dengue, sendo transmitido pelo mesmo mosquito, o famoso Aedes aegypti.


A hipótese é que o vírus atravessaria a barreira placentária e entraria no corpo da criança, prejudicando a formação do cérebro. As tomografias feitas pelos cientistas, indicaram sinais de infecção viral no cérebro em alguns casos e também foram achados sinais do Zika Vírus em exames do líquido amniótico, em bebês que ainda estavam no ventre materno, e no liquor cefalorraquiano daqueles que já nasceram.


O ZIKA vírus é transmitido, como já falamos, pelo mesmo mosquito da dengue. A maioria dos casos são ASSINTOMÁTICOS, ou seja, a pessoa passa pela doença sem perceber a mesma; mas  podem surgir sintomas principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores pelo corpo, que desaparecem com 7 dias.
 

As prevenções são as mesmas recomendadas para a dengue, já que o mosquito transmissor é o mesmo. Portanto, já dá para prever que estamos diante de um grave problema de saúde pública.

 

 

Jayme Neves Filho é médico Ginecologista e Obstetra.

(28) 3522-0419

Avenida Beira Rio, 93 - Guandu - Cachoeiro de Itapemirim - ES

© Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web