Por Jayme Neves
Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos - câncer, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo - metástase. Também é chamado de neoplasia.
O câncer de mama é o tumor maligno mais comum nas mulheres, sendo raro em homens. O Brasil terá 576 mil novos casos neste ano, desses, 57.120 mil de mamas. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Após, cresce rápida e progressivamente. A maioria dos nódulos de mama são benignos, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticados e tratados na fase inicial - nódulos com menos de 01 cm - tem 95% de serem curados. Porém, esses nódulos pequenos são difíceis de serem detectados na palpação, mas são totalmente visíveis na MAMOGRAFIA. Por isso, É FUNDAMENTAL A MAMOGRAFIA ANUAL APÓS OS 40 ANOS. OS FATORES DE RISCO NÃO MODIFICÁVEIS são a história familiar, menarca (primeira menstruação) antes dos 11 anos, menopausa após 55 anos, nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho após 30 anos. OS MODIFICÁVEIS são excesso de peso e consumo exagerado de álcool. O SINTOMA mais comum é o aparecimento de NÓDULO DURO, INDOLOR, IRREGULAR, ISOLADO E ADERIDO A PLANOS PROFUNDOS, Inchaço de parte da mama, pele tipo casca de laranja, saída de secreção pelo mamilo, caroço na axila.
O DIAGNÓSTICO PRECOCE inclui o auto exame, mas é difícil detectar tumores com menos de 01 centímetro, quando é a melhor fase para tratamento e cura. Daí, a MAMOGRAFIA ser fundamental pois ela detecta esses tumores nessa fase.
Portanto, a MAMOGRAFIA ANUAL após os 40 anos é fundamental para a saúde da mulher e ela é totalmente gratuita na rede pública de saúde.
FAÇA VALER O SEU DIREITO!
Jayme Neves Filho e Médico Ginecologista e Obstetra